quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dica de livro: “1808” de Laurentino Gomes

"1808" é um livro de história do Brasil e de Portugal escrito por Laurentino Gomes e publicado em 2006 sobre a transferência da corte portuguesa para o Brasil, ocorrida em 1808.
A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. 
O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, "1808" é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira.
No livro, Laurentino Gomes contextualiza a vinda da família real às condições políticas, econômicas e sociais da época em Portugal, França, na Inglaterra e no Brasil. Até o final de 2008, o livro já tinha vendido mais de 350 mil exemplares no Brasil e 50 mil em Portugal. 

Música de Taylor Swift bate recorde de downloads da Billboard

O último single da estrela da música country Taylor Swift entrou para as paradas das canções digitais da Billboard quebrando recordes na quarta-feira (22), ao registrar a maior venda digital em uma semana para uma canção de uma artista mulher em toda a história.
A canção de Swift "We Are Never Ever Getting Back Together", um hino country-pop, subiu rapidamente nas paradas e tocou bastante nas rádios depois de seu lançamento na semana passada, vendendo 623 mil downloads, de acordo com a Nielsen SoundScan.
A canção também entrou na lista de singles de country da Billboard, pois a música de Swift atraiu fãs tanto de country como de pop.
"Taylor atrai um público feminino mais jovem, que tende a comprar muita música e depois de anos, ela se tornou uma marca de dois formatos muito populares, o country e o pop, e ela consegue manipular ambos os formatos e ser tocada em ambos", afirmou Silvio Pietroluongo, diretor das paradas da Billboard.

Cinema: Sacha Baron Cohen equilibra provocação e romance em “O ditador”

Poucos humoristas conseguem ser tão corrosivos, transgressores, ofensivos e ainda assim engraçados como Sacha Baron Cohen. Pelo menos, para quem gosta do tipo de humor destilado pelo inglês que, muitas vezes, parece ter perdido completamente o limite entre o politicamente incorreto e o francamente ofensivo.
Diferentemente da estrutura de "Borat - O segundo melhor repórter do glorioso país Cazaquistão viaja à América" e "Brüno", em que Cohen fingia ser um repórter para tapear seus entrevistados, em "O ditador" ele realmente escreveu uma história e, surpresa, romântica.
Isso não significa que seus personagens deixarão de passar pelas mais vexatórias situações, tal como os azarados participantes de seus filmes anteriores.
Nesta produção, Cohen é o almirante-general Aladeen (como o personagem de "As mil e uma noites"), o psicótico e narcisista ditador da República Wadiya, no Oriente Médio, odiado tanto pelo seu povo como por seus assessores mais diretos.
Aladeen é a própria caricatura patética dos ditadores da região que, embora não citados nominalmente, estão nas entrelinhas. É acusado, por exemplo, de pôr em prática um programa nuclear para armas de destruição em massa, e está ameaçado de sanções pela ONU.
O cineasta Larry Charles, que já havia trabalhado com Cohen em "Borat" e "Brüno", volta a dirigir seu amigo nesta produção que, por enquanto, é a menor das três.
Embora divertida, não tem o mesmo impacto ou as cenas antológicas dos filmes anteriores, como a luta nudista ("Borat") ou a indignação de pessoas sobre a troca de crianças por Ipods ("Brüno").

Globo de Ouro 2013 acontecerá em Los Angeles

A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) anunciou na terça-feira (21) a data da festa de entrega da 70ª edição dos prêmios Globo de Ouro, que acontecerá no dia 13 de janeiro em Los Angeles.
A cerimônia será realizada, como é tradição, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills, e será retransmitida ao vivo para os Estados Unidos a partir das 17h locais (21h de Brasília) através do canal NBC.
O anúncio das indicações será na quinta-feira, 13 de dezembro, enquanto o nome do artista que receberá o prêmio honorífico Cecil B. DeMille será divulgado no dia 1º de novembro. A festa do Globo de Ouro é exibida em 160 países e, ao contrário dos prêmios Oscar, inclui categorias de televisão e não apenas de cinema.
Os Golden Globe Awards (Prêmios Globo de Ouro) são os prêmios entregues anualmente aos melhores profissionais do cinema e da televisão estadunidenses. Entregues desde 1944, nos estúdios da 20th Century Fox, pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association), são reconhecidos como uma das maiores honras que alguém que trabalhe numa dessas indústrias possa receber, sendo o maior prêmio da crítica, já que o Óscar e o Emmy são prêmios da própria indústria.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dica de Livro: “O Casamento”, de Nicholas Sparks

"O Casamento", seu mais novo romance, conta a história de um casamento em aparente instabilidade. Wilson Lewis é advogado e casado com Jane há quase três décadas. Pai de três filhos, Lewis tem uma vida confortável e sem grandes sobressaltos.
Porém, quando Wilson esquece o 29º aniversário de casamento, a relação do casal se vê ameaçada. Um descuido que se mostra como a gota d'água em uma longa lista de decepções com a qual Jane já se acostumou.
Com medo de que sua esposa resolva deixá-lo, Wilson busca conselho com seu sogro, Noah – cuja história de amor por sua mulher já nos foi contada em Diário de Uma Paixão. Assim, com a grande experiência de Noah, Wilson mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.
Para acrescentar uma pitada de tensão em toda a trama, Anna, a filha do casal, tem seu casamento marcado para o 30º aniversário de casamento dos pais. Agora que a hora da verdade se aproxima, Wilson vê no casamento da filha uma oportunidade perfeita para descobrir se seu empenho durante os 12 meses valeu a pena para que ele e Jane voltem a ser felizes.

Contra pirataria, autora brasileira promete fazer topless no México

No final de Julho a escritora Vanessa de Oliveira foi ao Peru para lançar uma de suas obras na Feira Internacional do Livro naquele país. As coisas acabaram tomando outro rumo quando descobriu que seu livro estava sendo pirateado nas ruas. Indignada com a situação, resolveu tirar a roupa em praça pública para protestar contra a falsificação de seu trabalho. 
Ela diz que a partir desse momento, decidiu levantar a bandeira antipirataria. Desnudou-se novamente em São Paulo, e levará um novo ato no final do ano, no México, onde também lançará seu livro. Ela explica que faz suas manifestações "vestida de 'protesto', dentro daquela minha característica de protestar com as escrituras de não à pirataria em diversos idiomas, porque o ímpeto do protesto é mundial". a autora afirma que usa a atenção que consegue da mídia para falar sobre a vida e dificuldades de um escritor, bem como os prejuízos que a categoria sofre com as falsificações.
Vanessa diz não saber se a venda de seus livros aumentou com a exposição provocada pela forma desnuda de protestar. No entanto, ela jura que esse não é seu objetivo. "Eu não sei (se aumentou a venda), porque a cota dos livros só chega de quatro em quatro meses, e isso faz 20 dias (protesto no peru). Mas vou te dizer: não estou pensando nisso. Estou muito mais focada em como vou chegar lá no México, no final do ano, para a feira internacional de Guadalajara - onde já estive em 2009. De que forma vou fazer esse protesto sem ser presa. Porque uma coisa é ser presa no Brasil, onde posso ligar para minha editora, chamar advogado, mas lá não sei se encaram isso como protesto pacífico ou como atentado violento ao pudor", indaga.
Durante seus protestos, Vanessa busca o engajamento de escritores e editores contra a pirataria. Perguntada se não teme pelo descrédito das pessoas por protestar sem roupas, ela diz que nunca pautou suas ações pelo julgamento alheio.

“Os Vingadores 2” será lançado em maio de 2015 nos EUA

"Os Vingadores 2" será lançado no dia 1º de maio de 2015 nos Estados Unidos. Segundo o blog Vulture, da "New York Magazine", a data foi confirmada pelos estúdios Walt Disney. Joss Whedon foi escolhido para dirigir e roteirizar a segunda parte da franquia.
Outros filmes da Marvel confirmados são "Homem de Ferro 3", previsto para maio de 2013; seguido por "Thor: The Dark World", em novembro do mesmo ano. "Capitão America: The Winter Soldier" sai em abril de 2014; e "Guardians of the Galaxy" em agosto.
O primeiro longa, dirigido por Whedon, bateu recorde de bilheteria nos cinemas dos EUA, Canadá e no Brasil. Em maio, representantes da Disney já tinham revelado que planejavam produzir uma sequência do filme "Os Vingadores" em uma data futura não determinada.
Com um orçamento estimado em US$ 220 milhões, "Os vingadores" narra o encontro de Thor (Chris Hemsworth), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), o Incrível Hulk (Mark Ruffalo) e Capitão América (Chris Evans).

“Colegas” ganha o Kikito de melhor filme no Festival de Gramado

Estrelado por um trio de atores com síndrome de Down, "Colegas", de Marcelo Galvão, faturou o Kikito de melhor filme da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de sábado (18) no Palácio dos Festivais.
De maneira leve, divertida e sem autopiedade, o road movie de Marcelo Galvão é uma aula de inclusão social. A jornada dos personagens Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) arrancaram muitos risos da platéia na serra gaúcha. De longe, o filme foi o mais aplaudido durante e depois da sessão no Palácio dos Festivais.
"Queria agradecer a essa equipe e a Rita, Ariel e Breno. A nossa projeção aqui foi maravilhosa. O filme foi aplaudido várias vezes em cena e de pé ao final. Isso para nós foi o maior prêmio", discursou Galvão após receber o Kikito das mãos do cineasta Arnaldo Jabor. Além de melhor filme, "Colegas" levou para casa os prêmios de direção de arte e especial do júri, para os atores Ariel, Rita e Breno. No palco, os três choraram e fizeram um discurso emocionado: "Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais", disse Ariel. Exatamente como faz no filme, Breno arrancou gargalhadas da plateia: Ganhar esse periquito (Kikito) aqui é muito gratificante", brincou.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Tony Bennett contará com artistas brasileiros em novo disco

Após firmar parcerias com Lady Gaga e Amy Winehouse no disco Duets II, o cantor americano Tony Bennett, voltará a reunir uma série de artistas, incluindo Maria Gadú, Ana Carolina e Roberto Carlos, na versão latina deste álbum, intitulado 'Viva Duets', que chegará ao mercado a partir do dia 23 de outubro. Com canções em português, espanhol e inglês, o terceiro disco de duetos do cantor nova-iorquino também contará com participações de Marc Anthony, Chayanne, Gloria Estefan, Miguel Bosé, Juan Luis Guerra e Thalía, entre outros, informou a gravadora Columbia Records em comunicado. 'Viva Duets' segue a mesma linha de seus dois últimos discos, nos quais Bennett uniu sua voz à de outros músicos: 'Duets', número um em países como México e Portugal, e 'Duets II', que alcançou o topo da lista de álbuns mais vendidos da revista Billboard. Por conta deste fato, o cantor se tornou o artista mais velho (aos 85) a atingir essa marca.

'Um corpo que cai', de Hitchcock, é eleito o melhor filme da história

O longa-metragem "Um corpo que cai" (1958), de Alfred Hitchcock, superou "Cidadão Kane", de Orson Welles, e ocupou o posto de "melhor filme de todos os tempos", segundo a última enquete da revista Sight and Sound do Festival de Cinema Britânico (BFI), que, por sua vez, realiza essa pesquisa a cada dez anos. Nenhum filme rodado na última década aparece na classificação da BFI. Reunindo um total de 846 especialistas, entre distribuidores, críticos, acadêmicos e escritores, a enquete pede que os filmes sejam avaliados de acordo com sua relevância na história cinematográfica, sua descoberta estética e seu impacto com base na própria visão de cinema dos jurados. Com um elenco que inclui os atores do nível de James Stewart e Kim Novak, "Um corpo que cai" aborda a história de um policial aposentado, John "Scottie" Ferguson (Stewart), que sente medo de altura.

Tiësto lidera lista da 'Forbes' de DJs mais bem pagos do mundo

A revista norte-americana 'Forbes' divulgou uma lista com os DJs mais bem pagos nos últimos 12 meses. O holandês Tiësto está no topo do ranking, com um faturamento de US$ 22 milhões (R$ 44,9 milhões). Ele ganha uma média de US$ 250 mil (cerca de R$ 510 mil) por apresentação, segundo a revista. O segundo colocado, o americano Skrillex, vencedor de 3 Grammys, ganhou US$ 15 milhões no período. Em 3º lugar vem o trio Swedish House Mafia, com US$ 14 milhões. O grupo anunciou em junho deste ano que a atual turnê será a sua última. David Guetta (US$ 13,5 milhões), Steve Aoki (US$ 12 milhões) e Deadmau5 (US$ 11,5 milhões) também figuram no ranking.

Dica de Livro: A Dança dos Dragões - As Crônicas de Gelo e Fogo

"A Dança dos Dragões" é o quinto livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra. Foi publicado pela primeira vez em 12 de julho de 2011 nos Estados Unidos. 
Resumo: "A Dança dos Dragões" começa onde "A Tormenta de Espadas" terminou e funciona simultaneamente com os eventos de O Festim dos Corvos. A Guerra dos Cinco Reis parece estar terminada. No Norte, o Rei Stannis Baratheon instalou-se na Muralha e comprometeu-se a ganhar o apoio dos homens do norte para continuar a luta para reivindicar o Trono de Ferro. Na Muralha, Jon Snow foi eleito o Senhor Comandante da Patrulha da Noite. No Extremo Oriente, Daenerys Targaryen conquistou a cidade de Meereen, mas decidiu ficar e governar, aprimorar as suas habilidades de liderança que serão necessários quando ela viajar para Westeros.